Rios do PETAR e suas Grutas O Rio Temimina
O rio corta oito cavernas e vários afluentes alimentam o córrego principal. Este artigo descreve o curso do rio Temimina e as cavernas associadas …
Perfis Atmosféricos Da Caverna Santana (Petar, Iporanga-Sp): Contribuições À Classificação Espeleoclimática E Ao Manejo Turístico
O estudo de perfis atmosféricos na caverna de Santana revelou um acúmulo de ar quente e concentração de CO2 nas galerias superiores, classificando-a como uma “warm trap”. O turismo na caverna também foi analisado …
Impactos Ambientais Em Espeleotemas Causados Pela Visitação Pública Com Carbureteiras Na Caverna Santana (Parque Estadual Turístico Do Alto Ribeira, Iporanga-Sp)
Carbureto de cálcio gera luz por fogo em cavernas, mas danifica as formações. Estudo recomenda restrições a seu uso turístico no Brasil por impactos ambientais e riscos à saúde.
Shape variation of Aegla schmitti (Crustacea, Decapoda, Aeglidae) associated to superficial and subterranean stream reaches
Diferentes formas foram encontradas para ambos os ambientes, evidenciando uma colonização hipógea bem-sucedida.
A toca e a raiz
Chuveiro Temimina
O barulho de oco
Cascalhos e o rio
Claraboia Temimina
A caverna apresentava um teto coberto de calcário que quando cedeu a milhares de anos formou uma claraboia, permitindo a entrada de luz no interior da caverna e possibilitando a formação de um belo jardim suspenso.
Ao chegar na trilha, é possível visualizar o local onde ocorreu o desabamento e, a partir daí, contorná-lo para acessar o jardim suspenso. Esse fenômeno é conhecido como dolinamento e é responsável por moldar a paisagem natural ao longo do tempo.
A presença da claraboia e do jardim suspenso tornam a caverna ainda mais fascinante e convidativa para os visitantes explorarem suas belezas naturais.